sexta-feira, 28 de setembro de 2012

1 Ano de Canada!!!! Uhuuuuuuu!!!!


Oiiieee gente,...

Esse é um post de comemoracoes,...

Hoje, dia 28 de setembro, faz 1 ano que viemos morar no Canada.

Uau, passou tao rapido,... tudo o que é bom passa rapido. Hoje, olhamos para tras e vemos quantas coisas adquirimos, reconquistamos e principalmente quantas alegrias vivenciamos.

Ha um ano atras, chegamos numa cidade enorme, onde conheciamos apenas duas pessoas - Ana e Bira (os amigos ciclistas). Tomamos nosso primeiro Tim Hortons. Pegamos um taxi e fomos para o Bed and Breakfast. Primeiros dias, café da manha no Eggsmart, descobrindo a cidade,... a tao sonhada Toronto. Andamos de "verdade" nos caminhos que tinhamos feitos zilhoes de vezes no google maps.

Viemos de mala e cuia...... 

Isso e o grande barato do ser humano,... a capacidade de aprender e se (re)adaptar.

E o balanco no final desse primeiro ano é super positivo: recebemos visitantes maravilhosos (minha mae trazendo a Kiara, minha vo, minha dinda, minha irma - tudo de uma vez-, o Lauro - meu ex-chefe e nossa segunda familia).

O marido foi o primeiro a conseguir trabalho. Eu tambem estou trabalhando (temporario). Fizemos nossas carteiras de motorista, adquirimos nossas magrelas (bicicletas), fomos ao Cirque du Soleil. Temos viagem ao Brazil marcada.

Kiara é um serzinho muito feliz,... gosta seus amigos caninos, adora passear, tanto de TTC, quanto de bicicleta ou caminhar/ ir a parques tentar cacar os esquilos.  

Acho que o ponto de maior destaque pra nos sao as amizades que fizemos, amigos blogueiros que deixaram de ser apenas virtuais e passaram a ser reais, pessoas maravilhosas a quem valorizamos muuiiittoooo: Lupatinadora (minha idola) e seu marido, a Turma do Balao, In the shape of Canada, ... nao podemos esquecer dos "normais" (os sem blog) hehehe.

Olhando para traz, vemos que valeu a pena,... e que fariamos tudo de novo se necessario fosse.

"A felicidade nao foi prometida ao homem como dadiva, ela é, essencialmente, uma conquista"
(Paulo Coelho)

Até mais

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Bikes, nossa opcao!

As Magrelas
Oiiee gente...

Um pouco antes do inicio do verão fizemos uma opção, compramos nosso primeiro meio de transporte aqui no Canadá: BICILCLETAS!!

E isso mesmo, compramos nossas "magrelas" e não nos arrependemos. Nos optamos por qualidade de vida, então além de ser um meio de transporte, ela é uma forma de nos exercitarmos e acima de tudo, efetivamente conhecermos a cidade.

Não fizemos grandes investimentos, pois não somos da classe "profissionais" (hehehe), mas as compramos levando em consideração que vamos andar na cidade (tipo de pneu e aro) e também queriamos um determinado conforto (banco e gidon).

Mas calma lá, não é tão simples assim! Quando você comprar sua bicicleta, você deve estar atento a uma série de regulamentaçoes existentes aqui em Toronto, tanto para os equipamentos necessários quanto a forma de andar, ou seja, respeitar os pedrestes e outros veiculos, sinalizar quando vai dobrar, parar onde for necessário, sinaleiras entre outros. Se você não respeitar essas regras, poderá ser multado e inclusive levado a corte. (Para maiores informacoes entre no site da prefeitura de Toronto ou clique aqui).

Não quero desencorajar ningém, não me entendam mal! 

Acima de tudo, é uma questão de seguranca, então antes de comecarmos a andar, compramos nossos capacetes, sinhinho (tipo buzina), luzinhas para andar a noite (tanto frente quanto atras e para o capacete), também compramos o "enchedor de pneu" (não sei o nome daquela coisa). Por fim, entenda-se, no mesmo final de semana, compramos as trancas e o mais importante, a cestinha para carregar a Kiara (e eventuais compras).

Kiki em seu primeiro passeio de bicicleta!

Gente, existem algumas lojas especializadas nesse tipo de equipamento, nos fomos em duas, as quais recomendamos:

Cyclepath: onde compramos a cestinha para levar a Kiki e ganhamos o mapa de Toronto e suas ciclovias.www.cyclepathtoronto.com

Mountain Equipment Co-op: tambem conhecida como MEC, essa loja exige que você seja membro para efetuar qualquer compra. Você deve se cadastrar e pagar uma taxa de 5.00 dolares para um membership para a vida toda (paga-se uma vez so). Vale muito a pena, compramos nossos capacetes, luzinhas, garrafinha de agua com o prendedor para bicicleta, entre outros. Os preços são bem bons. www.mec.ca

Como mencionei acima, temos o mapa com as regras (questão de ser um ciclista consciente) e com as rotas de ciclovia aqui em Toronto. Isso nos permite planejar as nossas rotas da melhor forma e, com certeza, da meneira mais segura. O mapa tambem esta disponivel no site da prefeitura (veja aqui).

Aproveitamos bastante o verão, andamos bastante, tanto nos arredores (nosso bairro) quanto em passeios mais "audaciosos", podemos assim dizer. Detalhe: Kiki esteve conosco 90% do tempo (ela se comporta muito bem em sua cestinha e faz sucesso). Ela é uma "cusquinha biker" hehehe!!!

Temos que agradecer aos amigos Ana e Bira, as pessoas que nos lembraram de como é bom andar de bicicleta, deram dicas dos locais para compras e estiveram junto conosco em varios programas ciclisticos (inclusive registrando o primeiro passeio de Kiki). Muito obrigada!!!!

Por hoje era isso. Fica a dica.

Até mais!

PS: para quem não sabe CUSCO é a forma carinhosa como o gaucho chama seu cachorro, e aqui usei no diminutivo!