sábado, 28 de setembro de 2013

2 Anos de Canada

Oiieee gente


Hoje estamos comemorando dois anos no Canada,... e volto a dizer, como passou rápido.

Continuamos a nos adaptar. Sendo bem franca, não sei se o processo de adaptação tem fim. A cada dia, a cada passo são novos desafios. São culturas diferentes que se apresentam e aprendemos a conviver com elas e superar a dificuldades.

Continuo a amar essa cidade e sua diversidade. Adoro conhecer comidas novas. Adoro ir a parques, andar de bicicleta, sair a 1:30 da manhã para buscar um café no Tim Hortons (a pé) sem me preocupar - não importa o frio que esteja fazendo. Adoro a neve,... me encanta ver os floquinhos caindo! Adoro cada estação do ano no Canadá... cada uma com suas belezas.

Tivemos acontecimentos importantes nesse segundo ano, dentre eles:

- Kiki já tem veterinário e está com as vacinas em dia (mas nós ainda não temos dentista nem médico de família - que vergonha!);
- Visitamos o Brasil para as festas de fim de ano (2012);
- Tivemos um inverno bastante rigoroso, que incluiu uma NEVASCA!;
- Compramos nosso carro;
- Conhecemos as cidades que ficam nos arredores de Toronto - dentre elas Vaughan, Oakville, Mississauga, Markham, Ajax;
- Conhecemos a French Canada - Ottawa, Montreal e Quebec (Lindas);
- O marido continua trabalhando e eu procurando por emprego;
- Tenho alguns projetos em mente (na verdade tenho sempre projetos em mente hahaha);
- Fizemos a membership do Costco (assunto para um post futuro);
- Fomos ao jogo de hockey (esporte de inverno oficial do Canada - paixão nacional);
- Recebemos visitas maravilhosas (minha mãe, minha dinda, Lauro, Tuta, Júlia, Caetano, Vanessa e a minha querida Amandinha,... pessoa tão especial que mora no meu coração);
- Tivemos nosso primeiro tornado, que passou pertinho de casa, mas não nos afetou;
- Reforçamos as amizades do primeiro ano, tanto com os normais quanto com os blogueiros: Lupatinadora (minha ídola) e marido, pessoal do In The Shape of Canada e a Turma do Balão - pessoas sensacionais!
- Conhecemos pessoalmente outros blogueiros tri legais que se tornaram amigos: a Mel e Sil do Possibilidades Canadenses, a Lu e o Fe do Lu e Fe no Canada, o Marcelo e a esposa do Canadá em Calda, a Sa e o Rê do Com o Pé no Canadá;
-Ganhamos dois afilhados no Brasil, a Juju e o Enzo!

Kiki continua sendo uma criaturinha feliz (quando não tem que ir no veterinário, hehehehe)... passeando e correndo nos parques, conhecendo lugares novos, enfim,... nossa companheirinha de todas as horas.

E nós?...Só tenho a agradecer aos anjinhos por mais um ano de alegrias e realizações aqui, .... e também por colocar pessoas maravilhosas no nosso caminho, a quem podemos chamar de amigos, tanto aqui em Toronto quanto no Brasil!


Por fim, desejo pra nós uma vida longa e feliz no Canadá (home)!

Até mais!



segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Coisas do Canada II - Alugando filme

Oiieee gente,...

Passei aqui para contar para vocês a nossa última experiência: alugando filme (DVD).

Quando moravamos no Brasil, nós alugavamos DVD (filme) em "locadoras". Aqui também existe esse tipo de lugar para locação.

Mas o mais legal são umas máquinas (estilo caixa eletrônico/ ATM) com uma tela onde você pode ver as opções de filmes ou jogos para alugar. Não é necessário cadastro, apenas o seu cartão de crédito.




Foi nossa primeira vez alugando filme desde que chegamos em Toronto e achei tri legal. Escolhemos o filme, passamos o cartão e pronto,... estavamos com o DVD na mão. Simples assim.


A devolução pode ser feita em qualquer uma das máquinas dessa empresa (redbox) na cidade, basta inserir o DVD. Fácil, fácil!!!

Até mais!


sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Montreal

Oiiee gente,...

Hoje, finalizando a saga à French Canada, o post é sobre Montreal.

Montreal é um misto de Toronto e Quebec! Digo isto pois senti a atmosfera francesa (arquitetura e as pessoas falando francês a minha volta) misturado com a diversidade cultural de Toronto (bastante imigrantes nas ruas). Talvez essa impressão se deva ao fato de termos ficado em um hotel no Quartier Latin.

O Hotel tinha boa localização (perto da Vieux-Montreal/Old Montreal e de estação de metro) e um café da manhã bem gostoso- café, suco de laranja, muffin e croissant - (incluso na diária - o que não é normal aqui),  mas era bem simples e com vários "barzinhos" (restaurantes e pubs) a sua volta. Mas para quem já passou Ano Novo e Carnaval no Imbé - na rua do agito- achei que não seria problema.

Chegamos pela tarde, então fomos almoçar e fomos caminhando até a Vieux-Montreal. Adoramos andar pelas ruas cheias de lojinhas de souvenirs e diferentes restaurantes. A medida que a noite chegava, as ruas ficavam mais movimentadas!

Experimentamos uma limonada de maple e waffle com sorvete e calda de maple: ambos são divinos,.... definitivamente recomendo!

Enquanto aguardávamos nosso waffle observei (do outro lado da rua) dois homens - sendo que um deles estava vestido de palhaço. Passados uns 7 min, o homem "normal" veio e me ofereceu uma flor feita de balão e explicou que não teria custo,.... que o outro rapaz estava sendo treinado. Aquilo me fez sentir tão bem... sabem aquela cosia de gentileza gera gentileza/ Pay it forward...


No dia seguinte, compramos o day card (custo $ 9, pode andar no transporte público o dia todo - ilimitado) e fomos explorar a cidade. Decidimos ir ao Mercado Público: Marché Jean-Talon. Ele é enorme e fica na Little Italy,... com uma variedade enorme de frutas, vegetais, temperos, queijos, flores entre outros. Passamos horas passeando pelo Marché. Fizemos revezamento pois a Kiki não podia entrar!

Almoçamos um sanduíche tradicional da cidade chamado Montreal smoked meat sandwich. O lugar mais tradicional da cidade é o Schwartz's, podemos dizer que o lugar é rústico, mas o sanduíche é excepcional!!! Muito saboroso e a carne se desmancha na boca! Uma delícia mesmo; Agora, esteja preparado para uma longa fila!(mas vale a pena)!!! O saduíche é composto de pão, mostarda e Montreal smoked meat.
Obs: usamos o take-out, isso significa que compramos nosso sanduba e fomos comer na rua (pois estavamos com Kiki).

Aproveitamos o dia para passear pela cidade, fomos na Basílica da Notre-Dame (há a opção de tours guiados e a noite acontece um show de luzes - o que ficou para uma próxima visita),... voltamos ao Vieux-Montreal, compramos nossos souvenirs. Achamos uma loja de souvenirs que o dono é brasileiro e já está aqui há bastante tempo. O senhor Cornélio foi super querido e atencioso conosco. Para quem quiser conferir a loja se chama Québec Souvenirs e fica na 24 rue St-Paul est, Montréal.


Uma das características da cidade são as escadas exteriores para acesso as casas. O uso dessas escadas começou nas regiões mais ricas da cidade. Em 1940 essas escadas foram proibidas. No ano de 1994, para manter a característica arquitetônica da cidade, a construção das escadas voltou a ser permitida nos bairros onde elas já existiam.



Antes de terminar esse post, tenho que agradecer a duas amigas que me ajudaram (dando dicas) para essa viagem, Lu (do blog Lu e Fe no Canada) e Ana Karla: muito obrigada por todas as dicas e sugestões :)


Resumo:
Onde ficamos: Hotel Quartier Latin (bem localizado)
Marché Jean-Talon (Mercado Público) 7070 Henri-Julien street. Para maiores informações, clique aqui.
Basilique Notre-Dame (Basílica de Notre Dame) 110 Notre-Dame street west. Custo: $5 para entrada ou $10 para entrada com tour guiado. Para maiores informações, cilque aqui.
Schwartz's: lugar para comer o melhor sanduíche de Smoked meat, 3895 St-Laurent. Para maiores informações, clique aqui.

Entrada de Montreal - não se pode dobrar a direita quando a sinaleira está vermelha.
Vieux-Montreal/ Old Montreal

Limonada de Maple

Ruas de Montreal
Mercado Público - Marché Jean-Talon
As cores dos vegetais e frutas são exuberantes - Marché Jean-Talon
Old Montreal/ Vieux- Montreal
Basílica de Notre-Dame
Atmosféra romântica pelas ruas da cidade histórica
Arquitetura de Montreal e suas ruas inspiradoras

Até mais!

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Quebec


Oiiee gente,... Espero que tenham gostado do post anterior!

Bom, seguindo nossa viagem fomos para Quebec city. Já adianto que, na minha opinião, foi a cidade que mais me encantou! Fica em primeiro lugar na minha lista de preferências.

Saímos de Ottawa logo depois do café da manhã.

Quando cruzamos a fronteira (Ontário/Quebec), encontramos um paradouro com serviço de informações turísticas muito bom. Nos deram mapas das estradas e de Quebec e Montreal - bem como dicas de atrações que não deveríamos perder.

Continuamos viagem até chegar a Quebec. Chegamos a tardinha/noite. Localizamos nosso hotel (que ficava a 10 min da cidade histórica) e fomos providenciar nossa janta.

No dia seguinte fomos "turistar". Fomos até a cidade histórica (Vieux-Québec).
Dica: nos arredores da cidade antiga, você encontra estacionamento por $7.00 para 12 horas!

Começamos pela Citadelle. Chegando lá fomos informados de que a Kiara não poderia entrar. Então decidimos explorar os arredores.

Saindo dali, passamos o dia andando pela Vieux Quebec. As ruas são lindas, cheias de restaurantes, lojinhas, marcos históricos. Não tenho palavras para descrever a sensação de passear por lá.

Visitamos o Château Frontenac e desfrutamos da vista maravilhosa.

Nós fomos a um centro de informações turísticas que fica dentro da cidade histórica. Minha mãe ficou com a Kiki na rua e o marido e eu entramos para pedir informações. Chegando no guiche o rapaz nos diz Bom dia em inglês e francês. Eu respondo em inglês e começamos a conversar em inglês. Nem um minuto depois, o marido interrompe a conversa, me olha e diz (em inglês):
- Por que tu não fala francês?
Na mesma hora o rapaz me olha e pergunta: - Você fala francês?
Eu, totalmente sem graça, tento explicar que eu estudei francês quando morava no Brasil, mas que não tinha com quem praticar, então provavelmente havia esquecido tudo.
Ele me diz: - Vamos tentar,... eu falo devagar, ok?

Então ele começa a dar as explicações em francês, e para minha surpresa eu entendo! Melhor ainda, consigo fazer perguntas,... manter um diálogo.

Depois desse episódio, eu só queria falar francês - o que foi muito bom, pois há lugares (inclusive nos pontos turísticos) onde as pessoas entendem o inglês, mas falam o francês.

Fomos almoçar em um restaurante que ficava numa ruelinha de pintores/artistas. Foi o máximo! Kiki entrou conosco no restaurante, trouxeram nossa água e logo vieram com um pote de água para ela.

Depois do almoço, minha mãe quis comprar umas pinturas de Quebec (lindissimas), e .... o artista não falava inglês! Expliquei que meu francês era básico mas que tentaria falar com ele. No final das contas, ganhamos um de seus desenhos de presente, pois ele apreciou o fato de eu me esforçar e falar francês. Recebi vários elogios pelo meu francês.

Visitamos Place Royale, Rue du Petit-Champlain, fiquei encantada com a atmosféra romântica e européia. E por estar ocorrendo a SAQ New France Festival, me senti no século 17.

Subimos e descemos e subimos a pé para o Vieux Port. Mas há a opção do Funiculaire - um elevador que leva para essa parte da cidade. ($2.25)
Funiculaire - imagem retirada de
http://www.quebecregion.com/en/tourist-sites/funiculaire-du-vieux-quebec

No final do dia, assistimos ao desfile do SAQ New France Festival, onde pessoas vestidas a com roupas típicas dançavam, cantavam e reproduziam fatos históricos.

A noite ocorre a apresentação do Cirque du Soleil no Vieux Port e logo após um show de fogos em frente ao Château Frontenac. (não fomos nessas atividades).

Resumo:
Onde ficamos: Auberge du Littoral - estacionamento gratuito.
Atenção: fica um pouco afastado da cidade histórica.
Restaurante que almoçamos aceitou a Kiki dentro do Patio.
Loto-Québec firework show: show de fogos que acontecia nas quartas feiras e sábados no mês de Agosto, para maiores informações clique aqui.
Cirque du Soleil:  de terça à sábado o Cirque Du Soleil faz apresentações gratuitas durante. O espetáculo se chama Les Chemins invisibles - The Harbour of Lost Souls e as portas abrem 30 min antes do horário do show. Aconselha-se a chegar com uma hora de antecedência para garantir seu lugar. Mairores informações clique aqui.


Entrada da cidade - placas apenas em francês
Citadelle
Entrada da cidade histórica - Old Quebec
Rue Saint-Louis
Ruas de Québec

Charme das Ruas



Em frente ao Château Frontenac



Desfile



Preciso fazer um agradecimento especial ao meu marido, pois se não fosse por ele, por certo, não teria falado/praticado o francês. Muito obrigada por além de todo amor, carinho e compreensão, acreditar em mim (mesmo quando eu mesma já não acredito)! Te amo muito!


Até mais!