 |
Kiara "pronta" para a viagem |
Oieee gente,...
Muito obrigada pelos comentários no post passado e pretendo responder a cada um individualmente.
Desculpem a demora em postar e responder os e-mails, mas com a chegada da Kiara e a visita da minha mãe, resolvi deixar as coisas "meio de lado" e aproveitar o colinho da mãe enquanto ela estava aqui do meu lado.
Foi um tempo muuiittooo bom e consequentemente passou muito rápido.
Hoje meu tópico é responder os comentários e e-mails (de maneira geral) no que concerne a viagem da Kiara.
 |
Kiki no avião |
Minha mãe pretendia vir com os pontos do TAM Fidelidade, mas foi informada que as vagas para vir com pontos já tinham se esgotado!?! Pois é, também não entendi, mas continuando... ela decidiu que compraria a passagem para não se incomodar.
No início de outubro ela entrou em contato com a agência de turismo que faz as coisas pra nós, a Flytour - gente muito boa e super competente. Eles fizeram a reserva da passagem (TAM + Air Canada) com a questão da Kiara, ou seja, animal de pequeno porte para viajar na cabine. Ficaram aguardando as liberações das companhias (precisa da autorização em cada uma delas). A Air Canada logo confirmou e autorizou o trecho, inclusive dando as boas vindas à Kiara, mas com a TAM foi uma novela.
O pessoal da Flytour moveu céus e terras para obter a autorização...Para encurtar a história, A Tam só liberou na semana que a minha mãe estava vindo pra cá, ou seja, em 07 de Novembro e minha mãe embarcava no dia 10. Mas o pior foi a desculpa usada pelo escritório da TAM: "a autorização foi pedida com muita antecedência". Pode uma coisa dessas!?! Agente não está indo ali na esquina para pedir de um dia para o outro.
Mas fica a minha dica: façam tudo com o máximo de antecedência possível.
Deixei um roteiro para minha mãe e a lista de documentos com o número de cópias que iria precisar com o veterinário da Kiara (outra pessoa sensacional,...). Então foi tudo tranquilo.
Minha mãe chegou no aeroporto em Porto Alegre - com determinada antecedência - foi até o Ministério da Agricultura e já saiu com o CZI.
As taxas para trazer o pet são pagas no balcão das companhias quando se faz o check in.
O pessoal do aeroporto (balcão) da TAM foi muito atencioso - justiça seja feita - ... ajudaram a minha mãe, foram tri simpáticos com ela e a Kiara. O pessoal da Air Canada também foi super legal,... não temos nenhuma queixa, bem pelo contrário, somente elogios.
Quanto aos trechos viajados: a Kiara é uma lady, ela se comportou muito bem,.... segundo a minha mãe a maioria das pessoas nem sabiam que havia um cachorro no avião, só quem estava mais perto. Ela não comeu nada durante os trechos nem passou mal. Ela se agitou um pouquinho na hora de decolar, mas no mais foi tudo tranquilo.
 |
Sacola de viagem com Kiara dentro! |
Outro fato importante é que a bolsa de viagem deve ser acomodada embaixo do banco a sua frente, então sugiro que seja uma bolsa de pano, fica mais fácil acomodar. A da Kiki foi feita pela D. Lourdes (pessoa maravilhosa) que tem uma ONG chamada
Amigos de Pelo. Fizemos mais uma bolsa (a que está na foto) com as medidas da Copa Air - ficou menor e mais fácil de carregar.
Vale a pena ressaltar que a Kiara sempre foi uma criaturinha muito tranquila e que foi acostumada com pessoas e viagens (de carro) desde cedo. Nosso programa preferido no findi era ir pra Porto Alegre no Shopping - Barra Shopping Sul - com a Kiara. Ficávamos lá por horas passeando!
Na chegada aqui em Toronto ela passou pela inspeção e pagou a taxa de entrada da Kiara.
O reencontro foi emocionante, ver a mãe e a Kiki junto foi tudo de bom.
Lista de Documentos que preparei (todos em 2 vias):
Certificado de vacinação - atestado do veterinário - (em português e inglês);
Laudo/ Atestado dizendo que o animal possui boa saúde e não possui doenças infecto-contagiosas;
Original e xerox da carteira de vacinação;
Atestado do veterinário dizendo que a Kiara foi castrada;
Certificado de "propriedade" com número do microchip;
Autorização (em meu nome) para minha mãe viajar com a Kiara;