segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Documentos e outras Providências

Oiieee

Gente, esse vai ser um post meio "burocrático", falando mais sobre providências e documentos que os imigrantes precisam encaminhar quando chegam aqui.

Uma das nossas primeiras preocupações era encontrar um lugar para morar. Claro que o Bed & Breakfast ajudou muito na contensão de despesas, mas chega um ponto que agente acaba querendo nosso canto.

Saímos procurando apartamento; aqui aproveito para agradecer a duas amigas que me ajudaram muito: Ana e Lupatinadora. 

Nos decidimos pelo apartamento que fica a 15 min do centro (by subway) e aceita pet (fundamental!!!). Ele fica a 5 min da estação do metro. Temos 1 quarto, cozinha, banheiro, sala estar/jantar e sacada. Não temos maquina de lavar roupa dentro do apto, mas no basement (porão) tem as máquinas de lavar e secar - muito legal, até agora não manchamos nada!

Em uma visita ao Community Centre conhecemos a nossa agente comunitária. Ela nos deu várias dicas importantes, dentre elas uma agência de empregos com cursos voltados à nossa área de atuação incluindo o inglês; nos ofereceu o endereço do Community Centre para a entrega do SIN (Social Insurance Number); nos passou os endereços onde deveríamos ir para encaminhar os outros documentos e por fim se colocou a disposição para esclarecimento de dúvidas. 

Encaminhamos o nosso SIN (documento necessário para trabalhar). Os documentos solicitados foram: passaporte + formulário recebido no departamento de imigração; Ainda, eles pedem o endereço completo para envio. Na hora já saímos com o número, mas o cartão é enviado em até 10 dias úteis. E adivinhem,.... BINGO, no décimo dia recebi uma ligação da nossa agente comunitária me informando que o cartão havia chegado no Community Centre.

Já para o OHIP (cartão referente ao sistema de saúde) é necessário que se tenha (além do passaporte e formulários recebido na imigração) uma prova de endereço pessoal seu. Então levamos a apólice do seguro residencial (Home Insurance). Tiramos a foto na hora. Neste ato deve-se optar por ser doador de órgãos e tecidos ou não, bem como escolher quais órgãos você não quer doar. Não tivemos que pagar nada. O atendente, também bastante simpático, nos informou que até final de Dezembro estaremos recebendo o cartão.

*Só para lembrar que o PR Card já foi encaminhado quando fizemos a Imigração (post passado) 

Posso afirmar uma coisa: não ficamos mais do que 20 minutos em cada repartição para encaminhar tais documentos. Estou falando no tempo de chegada, triagem, preencher formulários, sermos atendidos e irmos embora. Foi tudo bastante rápido. Outro ponto a ser destacado: sempre fomos bem atendidos, talvez agente deu sorte e até agora não temos nenhuma queixa.

Tudo foi feito nessa ordem que eu contei aqui no post. Pra nós deu tudo certo. Lendo alguns outros blogs, já tinha tirado fotos no Brasil para chegar aqui com tudo pronto. Até agora não usar nenhuma.

O próximo passo será encaminhar a carteira de motorista, pois a nossa é válida por 60 dias na província de Ontário.

2 comentários:

  1. E aí pessoal!!!! Aqui no hemisfério sul chove muito, se continuar vamos ter enchente novamente. A gurizada está com saudades. Falem mais de vocês.....

    Abraços

    Túlio

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  2. vcs jah estao morando no ap alugado ? quanto é o aluguel ?? pra ter idéia.
    adorei o post explicativo.
    contem mais !
    tudo de bom e boa sorte !!

    abraços;
    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com/

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