quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A Viagem de Avião da Kiara

Kiara "pronta" para a viagem
Oieee gente,...

Muito obrigada pelos comentários no post passado e pretendo responder a cada um individualmente.

Desculpem a demora em postar e responder os e-mails, mas com a chegada da Kiara e a visita da minha mãe, resolvi deixar as coisas "meio de lado" e aproveitar o colinho da mãe enquanto ela estava aqui do meu lado.

Foi um tempo muuiittooo bom e consequentemente passou muito rápido.

Hoje meu tópico é responder os comentários e e-mails (de maneira geral) no que concerne a viagem da Kiara.

Kiki no avião
Minha mãe pretendia vir com os pontos do TAM Fidelidade, mas foi informada que as vagas para vir com pontos já tinham se esgotado!?! Pois é, também não entendi, mas continuando... ela decidiu que compraria a passagem para não se incomodar.

No início de outubro ela entrou em contato com a agência de turismo que faz as coisas pra nós, a Flytour - gente muito boa e super competente. Eles fizeram a reserva da passagem (TAM + Air Canada) com a questão da Kiara, ou seja, animal de pequeno porte para viajar na cabine. Ficaram aguardando as liberações das companhias (precisa da autorização em cada uma delas). A Air Canada logo confirmou e autorizou o trecho, inclusive dando as boas vindas à Kiara, mas com a TAM foi uma novela.

O pessoal da Flytour moveu céus e terras para obter a autorização...Para encurtar a história, A Tam só liberou na semana que a minha mãe estava vindo pra cá, ou seja, em 07 de Novembro e minha mãe embarcava no dia 10. Mas o pior foi a desculpa usada pelo escritório da TAM: "a autorização foi pedida com muita antecedência". Pode uma coisa dessas!?! Agente não está indo ali na esquina para pedir de um dia para o outro.

Mas fica a minha dica: façam tudo com o máximo de antecedência possível.

Deixei um roteiro para minha mãe e a lista de documentos com o número de cópias que iria precisar com o veterinário da Kiara (outra pessoa sensacional,...). Então foi tudo tranquilo.

Minha mãe chegou no aeroporto em Porto Alegre - com determinada antecedência - foi até o Ministério da Agricultura e já saiu com o CZI.

As taxas para trazer o pet são pagas no balcão das companhias quando se faz o check in.

O pessoal do aeroporto (balcão) da TAM foi muito atencioso - justiça seja feita - ... ajudaram a minha mãe, foram tri simpáticos com ela e a Kiara. O pessoal da Air Canada também foi super legal,... não temos nenhuma queixa, bem pelo contrário, somente elogios.

Quanto aos trechos viajados: a Kiara é uma lady, ela se comportou muito bem,.... segundo a minha mãe a maioria das pessoas nem sabiam que havia um cachorro no avião, só quem estava mais perto. Ela não comeu nada durante os trechos nem passou mal. Ela se agitou um pouquinho na hora de decolar, mas no mais foi tudo tranquilo.

Sacola de viagem com Kiara dentro!
Outro fato importante é que a bolsa de viagem deve ser acomodada embaixo do banco a sua frente, então sugiro que seja uma bolsa de pano, fica mais fácil acomodar. A da Kiki foi feita pela D. Lourdes (pessoa maravilhosa) que tem uma ONG chamada Amigos de Pelo. Fizemos mais uma bolsa (a que está na foto) com as medidas da Copa Air - ficou menor e mais fácil de carregar.

Vale a pena ressaltar que a Kiara sempre foi uma criaturinha muito tranquila e que foi acostumada com pessoas e viagens (de carro) desde cedo. Nosso programa preferido no findi era ir pra Porto Alegre no Shopping - Barra Shopping Sul - com a Kiara. Ficávamos lá por horas passeando! 

Na chegada aqui em Toronto ela passou pela inspeção e pagou a taxa de entrada da Kiara.

O reencontro foi emocionante, ver a mãe e a Kiki junto foi tudo de bom.

Lista de Documentos que preparei (todos em 2 vias):
Certificado de vacinação - atestado do veterinário - (em português e inglês);
Laudo/ Atestado dizendo que o animal possui boa saúde e não possui doenças infecto-contagiosas;
Original e xerox da carteira de vacinação;
Atestado do veterinário dizendo que a Kiara foi castrada;
Certificado de "propriedade" com número do microchip;
Autorização (em meu nome) para minha mãe viajar com a Kiara;

12 comentários:

  1. OOooie Cindy!!
    Amiga, eu tirei o atrasado e li todos os posts...como o tempo passa rápido! Parabéns pelo primeiro mês no CA!! EHHHH Só alegrias, né coração?
    Ai ai...que fofa a Kiarinha!! Se eu pego eu apertoooo muitoOoO!! Ha!Ha!
    Bjks e obrigada pelas dicas, viu?
    Com carinho.

    ResponderExcluir
  2. Oi! Estou indo pro Québec em janeiro, e pretendo levar minha gatinha junto! Adorei ler teupost e saber que deu tudo certo com Tam e AC, e que ela pode ir na cabine :)
    mas te pergunto: qual as taxas que cobraram? e qual o tamanho da cx de transporte? pq vi que a tam tem um tamanho e a air canada tem outro...
    obrigada!! beijo!

    ResponderExcluir
  3. Olá Cindy, ótimo que a viagem foi boa para a Kiara. Estamos indo para Toronto em março. Faremos o voo PoA-SP-Toronto, pela TAM e pela Air Canada. As duas companhias tem medidas diferentes de Kennel, qual foram as medidas utilizadas por voces? Muito frio por aí? Não vemos a hora de ir! Abraço, Wolves

    ResponderExcluir
  4. a Kiki eh uma leide.. Amei o post.. keremos ver mais fotos da Kiki em Toronto..
    Tdo d bom para vcs. :D

    ResponderExcluir
  5. que desculpa mais esfarrapada essa da Tam. mas que bom que as duas conseguiram viajar tranquilamente.

    abraços;
    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Estamos contando os dias para conhecer essa lady!

    Jojo avisa que a Kiara tem muita sorte de poder viajar na cabine - ela viajou com as bagagens e foi uma loucura!

    ResponderExcluir
  7. Oi Cindy!
    Estou em TO ha 5 meses e tb fiz como vc, deixei a minha filhinha com a minha mae. Estou indo ao Brasil para busca-la e vou pela Air Canada. Nao aguento mais de saudades!!!! Obrigada pela recomendacao do Amigos do Pelo, vou encomendar uma bolsa para mim. Vejo q a Kiki nao pode ficar em pe na bolsa, nao teve problemas com isso? Pq a minha Bella tem 30 cm, mas pesa apenas 4 quilos, ela ficara com a cabeca abaixada, fico apreensiva de q isto possa se tornar um motivo para nao me deixarem embarcar com ela. Bom, agora sua familia esta completa! Tudo de bom pra vcs!!!

    ResponderExcluir
  8. Para Dani_V_:

    Imagino a saudade que tu está sentindo! Cliquei no teu nome e não me apareceu nenhum blog relacionado ou email.
    A Kiara ficou a viagem toda deitada, de vez em quando sentava,... como a bolsa é feira de tecido, ela podia se mexer com mais tranquilidade. Eles não complicaram pela altura da bolsa no nosso caso.
    Se precisar de mais alguma coisa, estou a disposição.

    Abraços
    Cindy

    ResponderExcluir
  9. Oi Cindy!

    Obrigada pelas dicas mesmo! Fiz a bolsa com a Amigos de Pelo, fui ate la tb e coonheci o abrigo, a Maria de Lourdes eh mto gente boa e ela da mto carinho a mais de 100 gatos e muitoosss caes, tem um cachorrinho paraliticos, alguns cegos, outros resgatados ou abandonados q foram mal tratados... enfim, vale a pena divulgar mesmo!
    A Bella viajou mto bem e correu td bem tb com a Air Canada. Aqui q a adaptacao esta um pouco dificil por causa do frio, pela falta de um jardim tb, pouco a poucos espero q ela se adapte.
    Vc tem Facebook?
    Abracos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Cindy!
    Estou num dilema aqui pra poder levar minha lhasa comigo pra França. Vc tem as medidas dessa sua bolsa? Pq a Tam exige que a altura seja 23 cm...a sua parece ter mais.... Obrigada viu! Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Cindy!
    Vc poderia me dizer as medidas da sua bolsa só para eu ter uma ideia?
    Estou tentando solução pra levar minha lhasa pra frança só que ela é bem grandinha, tem 8 kg e isso está sendo um problema... Não quero levar ela no porão...quero que ela vá na cabine... Obrigada viu...bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiee Camila,...

      A bolsa que a Kiara veio foi feita com as medidas permitidas pela Copa Airlines (que eh um pouco menor do que as da Air Canada). No final das contas, acho que foi melhor.
      A bolsa tem 45 cm de comprimento, 31 cm de largura (ou um pouco menos) e 28 cm de altura.
      Como a bolsa é de tecido, ela se molda, o que facilita e fica mais comfortável para o pet.
      A Kiki tambem tinha 8 Kg quando viajou e foi tranquilo.
      Eu indicaria entrar em contato com a senhora Lourdes dos Amigos de Pelos. Foi ela que fez a bolsa pra Kiki.
      Se puder ajudar com mais alguma informação, estou a disposição.
      Bjs

      Excluir