sábado, 12 de maio de 2012

Carteira de Motorista - parte I


Oiiee gente,...

Hoje vou falar sobre o processo para a carteira de motorista aqui em Ontário. Sei que o assunto já foi falado e explicado em outros blogs, mas acho que nunca é demais,... e  é  uma fase importante na vida do imigrante.

Aqui em Ontário existem três níveis de carteira de motorista para carros: G1 - que você ganha quando passa na primeira prova (escrita), G2 (que você pode dirigir, mas com algumas restrições) ou G (tão sonhada e desejada - sem restrições). As duas últimas G2/G full são concedidas após o Road test.

A nossa carteira de motorista é válida aqui em Toronto por apenas dois meses, e esse tempo passa muito rápido. Então, a minha dica é: assim que possível providencie a sua carteira de motorista, pois ela serve como documento de identidade.

Bom, para começar precisamos providenciar  um documento do Consulado Brasileiro em Toronto; Para isso precisa apresentar carteira de motorista do Brasil (original e cópia), documento de identificação brasilero - carteira de identidade ou passaporte - (original e cópia), informação do atual status da carteira de habilitação (você consegue esse documento através de consulta ao Detran Estadual) - essa relação de documentos foi retirada do site do Consulado-Geral do Brasil em Toronto.

Junto com todos esses documentos você precisa pagar uma taxa de 18.75 CND através de money order. Para quem é cliente HSBC Premier não há custo para fazer a money order!!! (toda economia é válida, né?)

Com toda a papelada em mãos mais a money order você vai ao Consulado (77 Bloor St, 1109, Toronto), protocola o pedido do documento, que fica pronto em 5 dias.

Agora, o próximo passo é fazer a tradução da carteira de motorista brasileira. Essa tradução deve ser feita por tradutor juramentado do Canadá - o órgão reconhecido é o ATIO. Por indicação da  amiga blogueira Lupatinadora, fizemos com a Florinda, gente finíssima!! Bom, como a Lu falou no blog dela, fazendo duas traduções juntas ela dá desconto (40.00 pelas duas traduções). O marido fez contato com a Florinda, mandou as carteiras scaneadas por email (já trouxemos todos documentos scaneados do Brasil) e para retirar ele apresentou para Florinda as carteiras originais.

O próximo passo é estudar para a prova escrita. Pode parecer bem simples, mas tem algumas coisas que são diferentes do Brasil. Tem o manual na biblioteca, então não precisa comprar. Tem um livro, que a moça que trabalha na biblioteca nos indicou, que é um compilado de questões que caem na prova. Achei esse último muito bom. Ele tinha mais placas que no manual. Minha dica é: leia o manual e depois de uma lida nessas questões. 

Por fim, chegou a hora de fazer a prova. Com os documentos (doc do consulado + carteira traduzida e original + doc de identidade + comprovante de endereço), você vai ao Service Ontario (777 Bay Street). Não precisa marcar nada. Chegando lá com os documentos, faz o exame de visão, tira a foto e paga mais uma taxa de CND 85.00 (eles aceitam cartão de credito) - 75.00 referente a permissão para dirigir por 5 anos e 10.00 pela prova escrita. Faz a prova escrita na hora. São 20 questões de legislação e 20 questões de sinalização. Eles corrigem a prova na hora.

Ufa,... fica para os próximos posts a continuação...

Até mais


RESUMO:
1) Documentos (cópia e original) + money order (CND 18.75)
2) Ir ao Consulado requerer o documento (que ficará pronto em 5 dias)
3) Fazer a tradução da carteira de motorista
4) Estudar para a prova: manual + livro de questões
5) Fazer a prova no Service Ontario (CND 85.00)


After posting:
OBS: O endereço do Consulado é: 77 Bloor Street West. Não havia notado que faltou o west (extremamente importante para os endereços aqui). Obrigada pessoal do In the Shape of Canada.

11 comentários:

  1. Ola!!
    Como eh bom achar alguem que foi pra Toronto!
    Eu estou estudando pro IELTS, to no comecinho da jornada ainda e tbm qro ir ai! :)
    Bjo, parabens pelo blog!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Cindy!
    Só uma coisa, o endereço é 77 Bloor WEST :-)
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá, muito legal seu post.

    Fiquei com uma dúvida. Para não ter essa pressa inicial não seria mais fácil solicitar a carteira internacional ainda no Brasil? Ela dá direito de dirigir no Canada até a data de validade da sua carteira no Brasil, não é isso?

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. O post esta muito bem explicadinho , legal...
    Abçsss

    ResponderExcluir
  5. Que bom que meu post continua sendo útil!

    ResponderExcluir
  6. Oi Cindy!!! Pretendo fazer a prova pra G1 ainda essa semana. Os centros aonde se faz o teste so funcionam até 5pm, essa semana temos um maravilhoso e desejado feriadao!!!! Portanto, nao sei se vou conseguir um tempinho pra fazer a prova. Vlws!
    Super abraco proces da Turma!!!

    ResponderExcluir
  7. Boa sorte!!! Aguardamos mais novidades nos próximos posts,e se tu precisou fazer baliza ou não, hehe.
    Nós marcamos a nossa prova escrita para 23 de julho em QC, foi a primeira data que conseguimos aqui.
    Abraços, Lu.

    ResponderExcluir
  8. Que legal Cindy!
    Tudo muito bem explicadinho.
    Boa Sorte para vcs!
    Bjks

    ResponderExcluir
  9. Oiiee Anonimo (nao sei nome nem apelido, hehehe)

    Obrigada pela visita e comentario aqui no blog.

    Bom, quanto a carteira internacional: fizemos isso no Brazil, solicitamos antes de vir pra ca, mas mesmo assim nao eh valida pelo tempo da tua carteira. Tenho certeza do prazo de utilizacao de 2 meses da chegada ao Canada, mas ja ouvi falar em 3 meses com a carteira internacional.
    Mesmo assim, o prazo eh bem curto, entao continuo a recomendar que seja feita o quanto antes, ate porque serve como um documento de identidade canadense!

    Abs
    Cindy

    ResponderExcluir
  10. Oiii, Cindy!!

    Obrigada pela visita! E também já coloquei o seu blog na lista dos que eu acompanho, ok?

    E obrigada pela força... Agora é estudar pro IELTS!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. E quem não tem carteira de habilitação ainda? Gostaria de saber se compensa tirar a habilitação no Brasil primeiro ou se é melhor adquirir só a canadense mesmo.

    ResponderExcluir