sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Montreal

Oiiee gente,...

Hoje, finalizando a saga à French Canada, o post é sobre Montreal.

Montreal é um misto de Toronto e Quebec! Digo isto pois senti a atmosfera francesa (arquitetura e as pessoas falando francês a minha volta) misturado com a diversidade cultural de Toronto (bastante imigrantes nas ruas). Talvez essa impressão se deva ao fato de termos ficado em um hotel no Quartier Latin.

O Hotel tinha boa localização (perto da Vieux-Montreal/Old Montreal e de estação de metro) e um café da manhã bem gostoso- café, suco de laranja, muffin e croissant - (incluso na diária - o que não é normal aqui),  mas era bem simples e com vários "barzinhos" (restaurantes e pubs) a sua volta. Mas para quem já passou Ano Novo e Carnaval no Imbé - na rua do agito- achei que não seria problema.

Chegamos pela tarde, então fomos almoçar e fomos caminhando até a Vieux-Montreal. Adoramos andar pelas ruas cheias de lojinhas de souvenirs e diferentes restaurantes. A medida que a noite chegava, as ruas ficavam mais movimentadas!

Experimentamos uma limonada de maple e waffle com sorvete e calda de maple: ambos são divinos,.... definitivamente recomendo!

Enquanto aguardávamos nosso waffle observei (do outro lado da rua) dois homens - sendo que um deles estava vestido de palhaço. Passados uns 7 min, o homem "normal" veio e me ofereceu uma flor feita de balão e explicou que não teria custo,.... que o outro rapaz estava sendo treinado. Aquilo me fez sentir tão bem... sabem aquela cosia de gentileza gera gentileza/ Pay it forward...


No dia seguinte, compramos o day card (custo $ 9, pode andar no transporte público o dia todo - ilimitado) e fomos explorar a cidade. Decidimos ir ao Mercado Público: Marché Jean-Talon. Ele é enorme e fica na Little Italy,... com uma variedade enorme de frutas, vegetais, temperos, queijos, flores entre outros. Passamos horas passeando pelo Marché. Fizemos revezamento pois a Kiki não podia entrar!

Almoçamos um sanduíche tradicional da cidade chamado Montreal smoked meat sandwich. O lugar mais tradicional da cidade é o Schwartz's, podemos dizer que o lugar é rústico, mas o sanduíche é excepcional!!! Muito saboroso e a carne se desmancha na boca! Uma delícia mesmo; Agora, esteja preparado para uma longa fila!(mas vale a pena)!!! O saduíche é composto de pão, mostarda e Montreal smoked meat.
Obs: usamos o take-out, isso significa que compramos nosso sanduba e fomos comer na rua (pois estavamos com Kiki).

Aproveitamos o dia para passear pela cidade, fomos na Basílica da Notre-Dame (há a opção de tours guiados e a noite acontece um show de luzes - o que ficou para uma próxima visita),... voltamos ao Vieux-Montreal, compramos nossos souvenirs. Achamos uma loja de souvenirs que o dono é brasileiro e já está aqui há bastante tempo. O senhor Cornélio foi super querido e atencioso conosco. Para quem quiser conferir a loja se chama Québec Souvenirs e fica na 24 rue St-Paul est, Montréal.


Uma das características da cidade são as escadas exteriores para acesso as casas. O uso dessas escadas começou nas regiões mais ricas da cidade. Em 1940 essas escadas foram proibidas. No ano de 1994, para manter a característica arquitetônica da cidade, a construção das escadas voltou a ser permitida nos bairros onde elas já existiam.



Antes de terminar esse post, tenho que agradecer a duas amigas que me ajudaram (dando dicas) para essa viagem, Lu (do blog Lu e Fe no Canada) e Ana Karla: muito obrigada por todas as dicas e sugestões :)


Resumo:
Onde ficamos: Hotel Quartier Latin (bem localizado)
Marché Jean-Talon (Mercado Público) 7070 Henri-Julien street. Para maiores informações, clique aqui.
Basilique Notre-Dame (Basílica de Notre Dame) 110 Notre-Dame street west. Custo: $5 para entrada ou $10 para entrada com tour guiado. Para maiores informações, cilque aqui.
Schwartz's: lugar para comer o melhor sanduíche de Smoked meat, 3895 St-Laurent. Para maiores informações, clique aqui.

Entrada de Montreal - não se pode dobrar a direita quando a sinaleira está vermelha.
Vieux-Montreal/ Old Montreal

Limonada de Maple

Ruas de Montreal
Mercado Público - Marché Jean-Talon
As cores dos vegetais e frutas são exuberantes - Marché Jean-Talon
Old Montreal/ Vieux- Montreal
Basílica de Notre-Dame
Atmosféra romântica pelas ruas da cidade histórica
Arquitetura de Montreal e suas ruas inspiradoras

Até mais!

3 comentários:

  1. MEEEEU DEEEEUS.. eu quero uma escada daquelas na minha casa!
    Que cidade mais linda.. da vontade de ficar olhando aquelas ruas e flores toda hora...
    Depois de tudo que li e vi sobre a French Canada, meu próximo passeio já está marcado! haha
    ADOREI! é muito legal ir conhecendo tudo com vcs!
    beijooooos e estou morrendo de saudades!

    Amanda dos Santos

    ResponderExcluir
  2. nossa parabens pelas fotos!!! vcs que tiraram?
    Adorei Montreal quando conheci, realmente uma cidade encantadora!
    vancouverdaybyday.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiieee Lisa,...

      Obrigada,... sim, fomos nós que tiramos as fotos :)!!! Na verdade tiramos muitaaasss fotos e as vezes acaba sendo difícil escolher algumas para colocar no blog pois todas são importantes e especiais.

      Obrigada pela visita!

      Excluir