sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Quebec


Oiiee gente,... Espero que tenham gostado do post anterior!

Bom, seguindo nossa viagem fomos para Quebec city. Já adianto que, na minha opinião, foi a cidade que mais me encantou! Fica em primeiro lugar na minha lista de preferências.

Saímos de Ottawa logo depois do café da manhã.

Quando cruzamos a fronteira (Ontário/Quebec), encontramos um paradouro com serviço de informações turísticas muito bom. Nos deram mapas das estradas e de Quebec e Montreal - bem como dicas de atrações que não deveríamos perder.

Continuamos viagem até chegar a Quebec. Chegamos a tardinha/noite. Localizamos nosso hotel (que ficava a 10 min da cidade histórica) e fomos providenciar nossa janta.

No dia seguinte fomos "turistar". Fomos até a cidade histórica (Vieux-Québec).
Dica: nos arredores da cidade antiga, você encontra estacionamento por $7.00 para 12 horas!

Começamos pela Citadelle. Chegando lá fomos informados de que a Kiara não poderia entrar. Então decidimos explorar os arredores.

Saindo dali, passamos o dia andando pela Vieux Quebec. As ruas são lindas, cheias de restaurantes, lojinhas, marcos históricos. Não tenho palavras para descrever a sensação de passear por lá.

Visitamos o Château Frontenac e desfrutamos da vista maravilhosa.

Nós fomos a um centro de informações turísticas que fica dentro da cidade histórica. Minha mãe ficou com a Kiki na rua e o marido e eu entramos para pedir informações. Chegando no guiche o rapaz nos diz Bom dia em inglês e francês. Eu respondo em inglês e começamos a conversar em inglês. Nem um minuto depois, o marido interrompe a conversa, me olha e diz (em inglês):
- Por que tu não fala francês?
Na mesma hora o rapaz me olha e pergunta: - Você fala francês?
Eu, totalmente sem graça, tento explicar que eu estudei francês quando morava no Brasil, mas que não tinha com quem praticar, então provavelmente havia esquecido tudo.
Ele me diz: - Vamos tentar,... eu falo devagar, ok?

Então ele começa a dar as explicações em francês, e para minha surpresa eu entendo! Melhor ainda, consigo fazer perguntas,... manter um diálogo.

Depois desse episódio, eu só queria falar francês - o que foi muito bom, pois há lugares (inclusive nos pontos turísticos) onde as pessoas entendem o inglês, mas falam o francês.

Fomos almoçar em um restaurante que ficava numa ruelinha de pintores/artistas. Foi o máximo! Kiki entrou conosco no restaurante, trouxeram nossa água e logo vieram com um pote de água para ela.

Depois do almoço, minha mãe quis comprar umas pinturas de Quebec (lindissimas), e .... o artista não falava inglês! Expliquei que meu francês era básico mas que tentaria falar com ele. No final das contas, ganhamos um de seus desenhos de presente, pois ele apreciou o fato de eu me esforçar e falar francês. Recebi vários elogios pelo meu francês.

Visitamos Place Royale, Rue du Petit-Champlain, fiquei encantada com a atmosféra romântica e européia. E por estar ocorrendo a SAQ New France Festival, me senti no século 17.

Subimos e descemos e subimos a pé para o Vieux Port. Mas há a opção do Funiculaire - um elevador que leva para essa parte da cidade. ($2.25)
Funiculaire - imagem retirada de
http://www.quebecregion.com/en/tourist-sites/funiculaire-du-vieux-quebec

No final do dia, assistimos ao desfile do SAQ New France Festival, onde pessoas vestidas a com roupas típicas dançavam, cantavam e reproduziam fatos históricos.

A noite ocorre a apresentação do Cirque du Soleil no Vieux Port e logo após um show de fogos em frente ao Château Frontenac. (não fomos nessas atividades).

Resumo:
Onde ficamos: Auberge du Littoral - estacionamento gratuito.
Atenção: fica um pouco afastado da cidade histórica.
Restaurante que almoçamos aceitou a Kiki dentro do Patio.
Loto-Québec firework show: show de fogos que acontecia nas quartas feiras e sábados no mês de Agosto, para maiores informações clique aqui.
Cirque du Soleil:  de terça à sábado o Cirque Du Soleil faz apresentações gratuitas durante. O espetáculo se chama Les Chemins invisibles - The Harbour of Lost Souls e as portas abrem 30 min antes do horário do show. Aconselha-se a chegar com uma hora de antecedência para garantir seu lugar. Mairores informações clique aqui.


Entrada da cidade - placas apenas em francês
Citadelle
Entrada da cidade histórica - Old Quebec
Rue Saint-Louis
Ruas de Québec

Charme das Ruas



Em frente ao Château Frontenac



Desfile



Preciso fazer um agradecimento especial ao meu marido, pois se não fosse por ele, por certo, não teria falado/praticado o francês. Muito obrigada por além de todo amor, carinho e compreensão, acreditar em mim (mesmo quando eu mesma já não acredito)! Te amo muito!


Até mais!

8 comentários:

  1. Primeiro mundo é outra coisa...E ainda levou água para a Kiki...Tudo de bom mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Cindy, amei as fotos e as dicas!!
    Quebec parece ser uma cidade aconchegante.

    Aguardo novas fotos e passeios

    ResponderExcluir
  3. Amei tudo!!!
    Lindas as fotos!
    Beijo enorme, Larisse.

    ResponderExcluir
  4. adoro mesmo essat terrinha, e Québec é mesmo maravilhosa :-)

    ResponderExcluir
  5. Que lindas as fotos !!!
    Vocês entraram no Chateau Frontenac para conhecer ? Pode ?

    Pq não fiz isso quando estive em Quebec em 2003 ?!

    Beijoss e lets practice french !!
    Eu tb não tenho com quem praticar aqui. Só quero ver como vai ser quando eu fizer prova...

    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Sis...
    As fotos estão lindíssimas !!!
    Tudo muito bem elaborado!
    Não vai ser em dezembro/2013 mas na próxima ida a Totonto vamos conhcer por lá, quero muito ir!!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  7. oiii.. depois dos comentários e das fotos é praticamente impossível não ter vontade de conhecer Quebec..
    As ruas são encantadoras, com certeza em minha próxima ida ao Canada vou querer conhecer!
    Com relação ao Francês, eu sei muitoooo bem como é importante o empurrãozinho na hora de falar, parabéns ao marido que incentivou e a vc pela coragem!
    Eu ADOREI o post e principalmente as fotos, deixam a gente com muita vontade de conhecer a cidade!
    xoxo

    Amanda dos Santos

    ResponderExcluir
  8. Não lembro onde exatamente, mas lembro que tinha um cara tocando acho que gaita, não lembro, um senhor, ele tocava muitooo bem!!!!

    ResponderExcluir