segunda-feira, 7 de outubro de 2013

A Saga da Casa - parte I

Oiiee gente,...

Muito obrigada pelo carinho e pelos comentários no post passado (comemoração de 2 anos no Canadá).

Resolvemos começar a procurar por uma casa aqui em Toronto e arredores. Então estou começando uma série de posts para falar sobre a nossa experiência pela procura do nosso imóvel aqui no Canadá.

Nós fomos ao nosso banco para ter uma idéia de como "funciona" o sistema de Mortgage (financiamento) se quisessemos comprar um imóvel. O que nos disseram é que o calculo é feito em torno de 4 a 5 vezes o valor do seu salário anual.

Começamos a olhar imóveis em Toronto - sem ter Mortgage pré-aprovada! Temos (mais ou menos) uma idéia do valor máximo que queremos gastar. .

Nossa primeira idéia foi de ficar em Toronto, mas não sabiamos onde ao certo. Gostamos da área onde moramos (perto de beaches). Queriamos perto do TTC (transporte público), pois assim não dependeríamos só do carro.

Outra coisa importante é decidir que tipo de imóvel (apartamento x casa) você quer comprar e os custos que cada um trará agregado (taxa de condomínio, manutenção,...).

Três pontos fundamentais são:

1) Do your homework - PESQUISE MUIIIITTOOOO. Vá para a internet, pesquise o que as pessoas falam sobre manutenção dos diferentes tipos de imóveis. Fale com amigos que já compraram imóvel aqui, veja qual a opinião deles sobre casa x apartamento, location,... pese tudo de acordo com a SUA vida!

Se decidir sobre uma casa, pesquise quais os tipos e diferença de casa:
Townhouse: várias casas geminadas (grudadas)
de dois ou três andares.
Semi-detached: duas casas ligadas (grudadas)










Detached: casa sozinha, não é ligada
com nenhuma outra.
Bungalow: casa com apenas 1 andar
e basement (normalmente).

2) Condo x Freehold: quando comprar um imóvel verifique se ele faz parte de um condo ou não. Quando você compra uma casa que faz parte de um condo significa que você pagará uma taxa mensal para "manutenção"/ condomínio (ex: remover neve no inverno, jardinagem, ...). Certifique-se dos valores pagos e o que eles englobam (quantas vezes ao dia haverá remoção de neve?). As vezes os valores de condo acrescem bastante nas despesas.
Já o Freehold significa que você não paga a taxa de condomínio, mas é responsável por toda a manutenção do seu imóvel bem como a remoção de neve.

3) Visitar todos os imóveis possíveis (apartamento, casa, novo, usado,...): assim você consegue ter uma idéia de espaço/ storage, acabamentos, condição do imóvel e espaço (pois eu não consigo saber o que uma sala 3m x 4m significa na vida real!!!! Problema da pessoa que vos escreve!)

Saimos para um open house (visitar uma casa que foi anunciada para venda), mas quando chegamos lá, o open house foi cancelado porque havia uma oferta pela casa. Então, para não perdermos a viagem, visitamos a casa modelo que o construtor tinha ao lado.

Nos encantamos, 3 quartos, suite, toda perfeitinha,... mas acima do nosso budget (orçamento/ limite monetário). Então a procura continua!

Até mais!






10 comentários:

  1. Posts sobre imoveis me interessam muito!!!
    Vou esperar pelos proximos!

    (sem querer "queimar a largada": vcs contrataram um broker?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiee Pati e Temps,...

      Obrigada pela visita! Ainda não temos broker. Estamos começando o processo. Queremos ver um pouco mais antes de se tornar "definitivo".

      Abraços!

      Excluir
  2. Como estamos começando a pesquisar casa para alugar em Toronto foi ótima a explicação sobre os tipos de casas. Tinha uma idéia que era mais ou menos isso mas não tinha certeza, valeu pela dica!

    Vcs moram perto do The Beaches, certo? Sempre tive uma curiosidade: não venta muito por ai? Não é mais frio que outros bairros de Toronto pelo fato de estar próximo do lago?

    Não sei ainda que bairro iremos escolher, pois não conhecemos muito. Quando moramos em Toronto por 2 meses em casa de família ficamos próximo da Finch East, lá no fim do mundo, bem longe de downtown... mas o bairro era bem tranquilo, gostamos bastante de lá, só que era looooonge para irmos para a escola todos os dias.

    Vou acompanhar seus próximos post, quem sabe me ajudam tb, mesmo que seja para alugar ao invés de comprar.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiee gente,...
      Desculpa demorar para te responder! Mas antes tarde do que nunca, né?
      Moramos perto de Beaches sim. Não acho que seja mais frio ou que venta mais do que outros bairros, entende (talvez já tenha me acostumado, hahaha). Venta bastante em Toronto de uma forma geral.
      A questão da escolha do bairro acaba sendo muito pessoal (distância do trabalho, escola, pontos de interesse). A coisa que acho mais importante é ficar próximo ao metro (subway), pois assim pode-se ir a qualquer lugar com maior facilidade.

      Bjs

      Excluir
    2. Já tava achando que tinha esquecido de mim....

      Então ta meio complicado a questão de escolha do bairro pois como ainda não sei onde irei trabalhar, não dá para falar da distância, não temos filhos, então a distancia de escolas ainda não é importante... então ainda está tudo muito vago...

      Mesmo que seja na sua opinião (de acordo com o seu perfil, etc), você indicaria algum bairro, só para eu ter um rumo?

      Obrigada e beijão!

      Excluir
    3. Oiiee,...

      Entendo bem a "complicação". Passamos por isso também. A minha sugestão é ficar próximo ao metro, pois assim pode-se chegar a qualquer lugar.
      Gosto bastante da área em que moramos - por ficar perto de beaches- e por ter algumas facilidades (mercado e restaurante) há uma walking distance.
      Outra área a ser considerada é o High Park. Todos falam muito bem (e é de fato muito bonito). Há também a região onde os brasileiros estão concentrados (acredito que seja Dufferin e St Clair west).
      Espero ter ajudado,... qualquer coisa, deixa mais um comentario ou manda um email (adoro ajudar os amigos blogueiros!)
      Bjs

      Excluir
  3. Boa sorteeee ! No momento certo essa casa/apartamento vai aparecer pra vocês !

    beijos;
    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Desejo que vocês possam encontrar uma casa linda, que atenda todos os desejo e acessível! Já assistiram aquele programa "property virgins" da Fox? Tem vários capítulos gravados em Toronto ;)
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiee DH,...

      Já assistimos sim,... (ainda quando estávamos no Brasil). Foi muito bom e nos ajudou muito!

      Bjs

      Excluir