terça-feira, 23 de outubro de 2012

Jobs - Empregos - parte I

Oiiee gente...

Um dos maiores desafios quando chegamos aqui é arrumar um emprego. Para tal, existem entidades, podemos assim chamar, financiadas pelo governo para ajudar, tanto o imigrante quanto os alunos recém saídos da faculdade na adaptação ao mercado de trabalho canadense.

Quando chegamos, fomos procurar um lugar para morar. Assim que decidimos, visitamos o Community Centre (que fica do outro lado da rua de onde moramos) do nosso bairro. Lá nos deram as boas vindas e perguntaram quais as nossas áreas de trabalho.

Nos indicaram a ACCES Employment, uma agência que tem cursos de "adaptação" para o mercado de trabalho canadense.

O marido foi o primeiro a fazer o curso pois ele é IT, então não preciso ficar explicando que, embora eu fosse a aplicante principal, ele tinha 500 vezes mais chance de conseguir um emprego do que eu!

Ele foi até a Acces e fez sua inscrição no programa de 2 semanas de workshops. Vale a pena ressaltar que não se paga nada!

Lá, ele aprendeu a fazer o currículo no formato canadense, ressaltando o que é importante aqui, aprendeu a fazer uma cover letter; teve palestras informativas sobre a entrevista de emprego aprendendo a responder as "behavioural questions". Ainda, pela primeira vez ouviu sobre o 'cold calling' e 'informational interview'. 

O curso é muito bom e vale a pena. Se quiserem conferir, aqui esta o site da Acces.

Ainda, aqueles que completam essas 2 semanas de workshop se qualificam para um curso em parceria com uma Universidade/ College aqui de Toronto. O marido fez um curso da Ryerson, onde as questões acimas foram bastante aprofundadas, tendo todo o enfoque na area de IT- o que lhe deu o seu primeiro certificado canadense.

Também, aprendeu muito sobre a cultura no ambiente de trabalho - extremamente importante para manter o emprego!

Até mais...

6 comentários:

  1. Teacher, escreve mais!!!
    Adoro ver no Face quando tu posta que escreveu algo novo no Blog!
    Eu tô acompanhando direto!!
    Sucesso pra vocês!!!
    Beijo pra vocês e um beijão pra Kiki

    ResponderExcluir
  2. Estou fazendo este curso agora no ACCES da College Street e realmente é excelente. Lá exercitamos habilidades essenciais não só para um imigrante recém-chegado, mas para qualquer profissional que queira ser bem-sucedido. Também sou de IT, mas eles têm programas semelhantes para outras áreas também.

    Vale lembrar que, além do ACCES, existem outros programas pagos pelo Governo que também são bastante recomendados. Consulte o YMCA mais próximo para aprender mais sobre eles e cursos de idiomas.

    ResponderExcluir
  3. Olá. Parabéns e obrigado pelo post. Muito boa a sua dica! Eu tambem sou da area de IT. Sou Administrador de Redes Windows. Seu marido atua em qual area de IT? Foi dificil para ele se estabelecer no mercado? Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Oiii, vc teriao modelo do CV canadense para me enviar? :) Gostaria de ja evar pronto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Cyntia

      Tenho algum material de quando fiz o curso. Mas acho que cada area tem a sua peculiaridade. Posso te mandar sim, mas ainda indico que se tu puderes faca o curso de algum desses estabelecimentos citados acima.

      Qual o teu email?
      Abracos

      Excluir