quinta-feira, 9 de julho de 2015

Viagem com animais de estimação - atualização!!

Oiiee gente,

Como havia mencionado no post anterior, aqui estão os detalhes da nossa viagem para o Brasil com a Kiki.

Bom, viajamos pela Copa Airlines, foram voos traquilos e a Kiki se comportou muito bem, vale ressaltar que ela viaja conosco na cabine. Fizemos a reserva da Kiki assim que compramos a passagem.
Dica: sempre liguem antes de comprar a passagem e perguntem sobre disponibilidade para pets - as vezes eles já estão com capacidade esgotada. O peso do pet + a sacola de viagem não pode passar de 9 kg. A Copa só voa com animais na cabine de segunda a quinta feira.

!!!Importante!: os formulários mudaram (desde a última vez que fomos com ela para o Brasil). Agora é exigido que o pet tenha sido submetido a tratamento contra parasitas internos e externos dentro de 15 dias antes da viagem. Simplificando: remédios contra pulgas, carrapatos e vermes. E também que a vacina da raiva esteja válida (tendo sido aplicada no mínimo 30 dias antes da viagem).

Os remédios dados para a Kiki foram: Revolution, Drontal Plus e Bravecto (só para essa viagem)!

Marcamos a consulta da Kiki com o vet para quarta feira antes da nossa viagem (viajamos na segunda). Tivemos dificuldades para conseguir definir os remédios contra parasitas internos uma vez que não há nenhuma lista especificando quais remédios são aceitos pelo Brasil e Canada.

Kiki esperando o voo em Toronto.


No dia seguinte a consulta com o veterinário, o marido levou os formulários em um Animal Health Office em Markham para ser validado e assinado por um veterinário oficial do governo. O custo desse "documento" é CAD 20.00 (eles não aceitam cartão de crédito). Aconselho levar dinheiro. Veja abaixo o endereço do escritório ou clique aqui para acessar a página:

145 Renfrew Drive, Unit 160
Markham, Ontario
L3R 9R6
Telephone: 905-513-2850

Dica: ligue antes para se informar sobre os horários que os veterinários estão atendendo ao público.

No dia da viagem, munidos de toda documentação requerida (e mais todos os documentos que tenho da vida da Kiki - vai que alguém surte e resolva me pedir algum doc a mais!) fomos para o aeroporto. O nosso check-in foi bem mais demorado que o dos outros passageiros, então vá com bastante antecedência ao aeroporto. A atendente analisou toda a documentação (viu que estava tudo bem) e nos pediu para pagar a taxa de $75.00 (dolares americanos). Esse valor cobre o trecho até Porto Alegre - nosso destino final.

Tivemos uma parada no Panamá. Ficamos lá por mais de 7 horas na ida. Não saímos do aeroporto por estarmos com a Kiki. Deixamos ela caminhar um pouquinho, "esticar as patinhas" kkkk, mas logo ela voltou para a sacolinha.

Durante nossa estada no Brasil a Kiki teve vida de princesinha,... foi no pet várias vezes para seus "tratamentos de beleza" - e digo para vocês que ela estava tri feliz! Quero aproveitar para indicar e agradecer a turma da Beauty Cão, que cuidou tão bem da Kiki! Olhem o look da figurinha:



Também aproveitamos a oportunidade para levá-la para limpar os dentinhos com o Dr. Cristiano - o veterinário que cuida dela desde que temos a Kiara. Ele, sem sombra de dúvidas, é o melhor veterinário que conhecemos e confiamos muito nele.

Nós também providenciamos os documento para o retorno ao Canadá. O procedimento continua o mesmo: atestado do veterinário e comprovação da vacina da raiva. Na minha opinião, o processo Brasil - Canada é bem mais tranquilo e fácil. Não há custo para a emissão do Certificado e você o faz no próprio aeroporto (o que é muito mais sensato e inteligente).

Espero ter conseguido explicar em detalhes o procedimento. Se vocês tiverem alguma dúvida ou querem compartilhar a sua experiência, deixem um comentário aqui no blog.

No Kleinburg Diaries mostro a nossa cozinha com o microondas instalado. Quer ver como ficou? Clique aqui.

Até mais!

Resumo (Canada - Brasil):
  • Peso: 9kg (pet + sacola de viagem);
  • Documentos: formulário preenchido (atestando as condições do animal, vacina da raiva e os remédios para parasitas internos e externos administrados) + consulta com veterinário. Esse formulário deve ser validado e carimbado pelo veterinário do governo e terá um custo de CAD 20.00;
  • Viagem: cortamos a água e a comida da Kiki 12 horas antes da viagem e não oferecemos nada durante o voo. O pet tem que ficar dentro da sacola de viagem o tempo TODO.
  • Valor: a Copa cobra $75.00 o trecho.

6 comentários:

  1. Excelente post!!
    Vou viajar de Poa a Toronto pela Copa Air em breve. Até o seu post eu não havia encontrado nenhum relato sobre transporte de cães pela Copa Airlines.
    Muito obrigado pelas dicas. Já me sinto mais tranquilo para transportar a nossa pequena Shih Tzu.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Eii, minha amiga! Que bom que retomou o blog! Muito legal o relato de viagem através da Copa. Só tinha visto por outras cias aéreas. Que bom que deu tudo certo...logo mais estamos indo para Toronto e nosso pequenino também vai! A Kiara vai ganhar um amiguinho hahaha!!! Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá! adorei o relato mas estou com uma dúvida: aqui dentro do Brasil há uma restrição, além do peso, do tamanho da mala/kennel e a exigência de que o cachorrinho possa fiar em pé e dar uma volta em si mesmo; em internacionais é do mesmo jeito? Estamos querendo levar nosso shih-tzu e ficamos em dúvida quanto a isso, se puderes ajudar.

    ResponderExcluir

  4. Ola! Obrigada por compartilhar suas informacoes! Minha mae esta vindo me visitar aqui em Toronto com a cachorrinha dela e fiquei sabendo agora que vai precisar desse certificado pra voltar para o Brasil. Poderia me indicar seu veterinario?

    Abracos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiieee Eli. Fico feliz em saber que o blog esta ajudando. Sim, ela precisa do documento do veterinário e aprovação do órgão regulador para voltar ao Brasil. Atualmente não moro mais em Toronto, entao não sei se a atual vet da Kiki eh a melhor opção para vocês (fica em uma cidade vizinha). Quando morava em Toronto, nos levávamos a Kiki na clinica Kew Beach Veterinary Hospital (http://kewbeachvets.com). Fica na Queen East e sempre fomos bem atendidos la.

      Excluir